Apresentado pela Dra. Paloma Soares
Veja o módulo 9 e 10 completo do curso Hortmart.
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Senha - fisioterapia10
A Clínica Fisio é uma clínica com qualidade superior que oferece serviços pelos convênios como uma forma de atração de pacientes para a fisioterapia (Sim, atender o plano de saúde é uma força da Clínica Fisio). Os atendimentos realizados pelos convênios devem ser de qualidade excelente para que o paciente confie que ele está em um bom lugar para solucionar o seu problema.
Como nosso objetivo é demonstrar o melhor tratamento para o paciente, nós oferecemos uma avaliação inicial de forma individualizada onde o fisioterapeuta ira prescrever o melhor plano de tratamento para o caso dele. Entenda que a avaliação é o principal contato do paciente com a fisioterapia. Por isso, esse atendimento inicial deve ser esclarecedor e voltado para solucionar o problema dele. A avaliação do fisioterapeuta deve ser Clara, precisa, objetiva e voltada para solucionar o problema e direcionada para as características (objetivos) do paciente.
O fluxo de pacientes funciona da seguinte forma o paciente chega na clínica Fisio através principalmente de telefone e o whatsapp. Após ele passar pelo setor da telefonia onde deve ser realizado o agendamento, o fisioterapeuta atende o paciente de forma individualizada na avaliação. A avaliação deve ser realizada com foco em demonstrar os melhores serviços para o tratamento da patologia/rigidez/lesão do paciente.
Deve ser fornecido um plano de tratamento para os pacientes, esse plano de tratamento deve estar focado na funcionalidade e no diagnóstico funcional. O paciente que recebe o tratamento deverá entender as fases do tratamento deverá entender o motivo da prescrição dos atendimentos e que a fisioterapia é o início da mudança de vida do paciente.
Então é inprescidível que o fisioterapeuta, após realizado a avaliação, demostre os setores e os tratamentos que ele vai fazer. Esses tratamentos não necessariamente precisam ser pelo convênios.
É importante ressaltar que, oferecer tratamentos somente de forma particular não agrada os pacientes. Eles precisam saber que o convênio que ele paga cobre parte do tratamento. Por isso, no seu plano de tratamento, você deve incluir serviços cobertos pelos convênios e particulares.
É importante ressaltar que para o tratamento ser efetivo o paciente deve seguir o plano de tratamento. De maneira alguma deve ser exigido ou obrigado ao paciente fazer o que você prescreveu. Ele deve entender que, para ele ficar bom e solucionar o problema, ele precisa seguir o plano de tratamento.
Deve estar claro que, quem libera o paciente do tratamento é o fisioterapeuta. Isso é considerado alta terapêutica.
Informe ao paciente que sua colega solicitou para você acompanhá-lo para ajudar a recuperar mais rápido de suas limitações. O ideal é você realizar um atendimento completo no paciente. Tudo que ele precisa. Se ele tem uma lesão no pé mas necessita de um tratamento posturall, você deve oferecer mobilizações para melhorar a postura. Faça ele melhorar a respiração. Mostre o que você observou e o que precisa ser melhorado e como seu atendimento irá ajudá-lo. Realize um atendimento top baseado em todos os conhecimentos que você tem em mecânica em cinesioterapia. Tire fotos, faça vídeos, identifique os movimentos que lhe causa dor ou limitação, para que no final do atendimento você possa mostrar como ele chegou e como ele esta saindo. Você deve fazer o paciente sair do primeiro atendimento diferente de como chegou.
Depois desse atendimento top você leva ele na recepção e fala para a recepção:
precisamos agendar um atendimento a mais com esse paciente porque eu preciso trabalhar ...isso isso isso... para ele se recuperar mais rápido da lesão dele. Por favor encontre um horário na agenda que seja bom para ele e depois me avise para eu poder me programar e me preparar para esse atendimento.
Dessa forma podemos garantir que 70% dos pacientes irão confiar em você irão ter você como referência no atendimento. Por mais que ele não feche o tratamento no momento ele vai indicar você para todo mundo que ele encontrar na clínica. Um dia, ele terá você como referência.
Após ter um bom resultado com alguma patologia específica, sair na recepção, e, antes de atender o próximo atendimento, comentar, mostrar os resultados do atendimento. Falar o que foi feito e como foi feito para melhorar os sintomas do paciente e os equipamentos utilizados. Mostrar diferença de tratamento para em relação as medicações, cirurgias e outros tratamentos. Demonstre que você gosta de atender esse tipo de paciente.
Se não foi a recepção que agendou, ligue para a telefonista ou envie uma mensagem ao profissional da clínica ou externo que indicou o tratamento. Isso ajuda a todos entenderem que você foi a pessoa certa para esse tipo de atendimento.
Se você está disponível, entre em algum setor de grupo na clínica, veja a ficha do paciente e o aborde perguntando como ele está se sentindo. Faça algum teste de movimento para saber como está a articulação/função afetada e pergunte se você pode ajudá-lo a melhorar a mobilidade articular com uma mobilizaçõa/modalidade de tratamento específica. Ai, você demonstra em um consultório e fala como você pode ajuda-lo a se recuperar mais rápido.
A mágica da avaliação é escutar e fazer as perguntas certas para o paciente perceber o valor que você oferecerá. Você pode iniciar o atendimento com perguntas abertas para que você ganhe a confiança do paciente. Alguns exemplos de perguntas:
* Há quanto tempo você está sofrendo com isso?
* É a primeira vez que acontece isso com você?
* Você já tentou alguma coisa para ajudar a melhorar esse problema?
* se sim, qual foi sua experiência anterior com Medicamentos/Fisioterapia/Cirurgia/ Massagem/Acupuntura...
Se ja realizou fisioterapia anterior?
● Por que você acha que o tratamento não foi bom?
● O que você gostou do tratamento?
● Quantas sessões você realizou?
* O que você gostaria de fazer agora e que não está podendo realizar? Me conte mais...
Não é apenas dor ..
● O que você está deixando de fazer?
● O que você gostaria de fazer e não está fazendo?
* [NOME], Se você conseguir resolver esse problema, o que isso melhoraria na sua vida?
Faça com que paciente pense em um futuro melhor
TALVEZ…
Quer evitar de tomar remedios
Deseja evitar cirurgia
Quer que sua rotina diária seja diferente
Deseja começar uma nova atividade (academia, musculação, corrida...)
Não quero desistir do hobby xyz
* Posso resumir o que você acabou de dizer? Quero ter certeza de que não perdi nada.
* Você disse que te machucou há muito tempo ...
(aqui você precisa recapitular os pontos principais da conversa que você teve. se possível, use as mesmas palavras que eles usaram para descrever as coisas.)
* Agora, você se importa se eu contar um pouco sobre nós?
Nós ajudamos pessoas....aqui você resume o que o paciente falou. Como se a maioria de nossos pacientes fossem parecidos com ela. Ex: Ajudamos pessoas entre 30 e 50 anos que desejam permanecer ativos, móveis e longe de analgésicos e cirurgia.
Ajudamos pessoas entre 60-100 anos que desejam permanecer independentes, ativos e longe de analgésicos e quedas.
Ajudamos pessoas entre 5-18 anos que desejam diminuir a curva escoliótica, evitar a progressão da curva e ficar longe de cirurgia.
Isso parece com o que você está procurando?
Após a conversa inicial, você guiará o paciente para realizar um tratamento voltado para o problema dele.
O ideal é você realizar um atendimento completo no paciente. Tudo que ele precisa. Se ele tem uma lesão no pé mas necessita de um tratamento posturall, você deve oferecer mobilizações para melhorar a postura. Faça ele melhorar a respiração. Mostre o que você observou, o que precisa ser melhorado e como seu atendimento irá ajudá-lo. Realize um atendimento top baseado em todos os conhecimentos que você tem em mecânica em cinesioterapia. Tire fotos, faça vídeos, identifique os movimentos que lhe causa dor ou limitação, para que no final do atendimento você possa mostrar como ele chegou e como ele esta saindo. Você deve fazer o paciente sair do primeiro atendimento diferente de como chegou.
Depois desse atendimento top você leva ele na recepção e fala para a recepção:
precisamos agendar um atendimento a mais com esse paciente porque eu preciso trabalhar ...isso isso isso... para ele se recuperar mais rápido da lesão dele. Por favor encontre um horário na agenda que seja bom para ele e depois me avise para eu poder me programar e me preparar para esse atendimento.
Dessa forma podemos garantir que 70% dos pacientes irão confiar em você irão ter você como referência no atendimento. Por mais que ele não feche o tratamento no momento ele vai indicar você para todo mundo que ele encontrar na clínica. Um dia, ele terá você como referência.
Na verdade precisamos ir até o salão da fisioterapia, chamar o paciente para um atendimento especial especializado, mostrar para o paciente que ele tem uma rigidez ele tem uma lesão que precisa de acompanhamento.
Que o caso dele precisa de técnicas que exigem que o fisioterapeuta permaneca 100% da sua atenção com ele, pois ião ser utilizados técnicas e e exercícios mais específicos e que ele tem que agendar com você para ter um resultado mais rápido.
Uma das coisas que deve ser falado é que infelizmente como o salão da fisioterapia é um atendimento feito em grupo ele irá ter que dividir a atenção dele com outros pacientes, com as mais diferentes tipos de lesão, e a lesao dele precisa de uma atençao maior.
Outro argumentação é quando o paciente não quer realizar devido a pagar caro no plano. Falamos então que é verdade, inclusive, sabemos que os melhores serviços e profissionais não estão mais atendendo pelo plano.
Quando o fisioterapeuta estiver com pouco paciente na fisioterapia em grupo ou Pilates. Antes do paciente entrar na sala, ofereça o paciente um atendimento especializado. Leve ele em uma sala, bata foto para obter um sinal comparável, Trabalhe todas as técnicas possíveis para melhorar o problema dele (crochetagem, dry needling, ventosas, manipulações, tudo que estiver disponível ao seu alcance e diga para ele que ele precisa de uma ou duas vezes por semana esse atendimento para obter melhores resultados.
Isso deve ser combinado com a recepção. Então, na hora de sair o paciente vai até a recepção, a recepcionista parabeniza o paciente dizendo que ele recebeu o melhor atendimento para o problema dele e pergunta: Quando o sr. vai agendar a próxima?
Esse contato da recepção deve ser combinado antes do paciente chegar.