As postagens no blog do site clinicafisio.com.br são o fator mais relevante para os pacientes encontrarem o serviço especializado no google. Os pacientes encontram geralmente a informação do título que deve ser bem chamativo. O texto deve ser claro e usar palavras populares para explicar as patologias e os tratamentos. É importante se atentar para a ortografia e a concordância verbal. Sempre utilize as palavras (tratamento, fortaleza, fisioterapia, resultados, tratar....Lembre-se sempre das imagens!
O login padrão do blog é o email: recepcao@clinicafisio.com.br - senha 123456 mas é melhor você solicitar ser editor do blog clicando aqui para registrar o seu email (após colocar seu e-mail, avise nesse whats para ser autorizado). Você pode acessar clicando abaixo:
Boas ideias para pessoas erradas são apenas assuntos sem importância.
Essa parece uma frase clichê ou aquelas que seriam tiradas de um livro de autoajuda, mas acredite, quando pensamos em conteúdos para blog, ela faz todo sentido.
A primeira e, talvez, a principal ação que você precisa tomar quando for escrever no seu blog é ter um conteúdo completamente focado nas pessoas que você quer atingir. De nada adianta escrever assuntos que não são aquilo que sua audiência precisa saber.
Por isso, além de fazer um texto completo, ele deve ser entregue na hora certa e para pessoas interessadas. Ou seja, crie textos que tenham uma finalidade, com conteúdo e contexto.
Não adianta você pesquisar e escrever um post completo se ele não for lido por pessoas que queiram saber mais sobre aquele assunto.
E como você sabe quem tem interesse?
Se você tem um negócio, você precisa saber exatamente quem é a pessoa que será seu cliente.
Entenda os problemas dos seus possíveis leitores e coloque-se no lugar deles. Ao fazer isso, você consegue escrever textos com objetivos reais e que possam realmente ajudar sua audiência.
Se você já tem a persona bem definida, este é o momento ideal para pesquisar palavras-chave. Use termos relacionados ao nicho do seu blog e que são sempre procurados.
Para isso, você pode utilizar ferramentas como o Google Keyword Planner e o Keyword Tool. Elas mostram termos relacionados ao que você está pesquisando e indicam o volume médio de busca no Google por aquela palavra.
Em geral, você trabalhará com dois tipos de palavras-chave: head tail e long tail.
São palavras mais abrangentes. Elas descrevem o nicho do seu post de maneira geral.
Por exemplo:
Suponha que você queira escrever um texto sobre violinos. No desenvolvimento, você pretende mostrar músicas para tocar no violino.
Uma palavra-chave head tail poderia ser: músicas para violino.
São termos bem específicos dentro de sua área de atuação.
Por descreverem mais o seu tema, é provável que o texto chegue aos primeiros lugares de busca com menos competição, além de atingirem um público muito mais interessado no que você tem a oferecer.
Ainda pensando no exemplo anterior, do tema violinos, você pode ser bem específico.
Músicas românticas para solar no violino em casamentos é um exemplo que poderia ser usado.
Lembre-se de escolher palavras-chave com base nos tópicos sobre os quais a sua persona está tentando aprender mais. Mas evite escrever a mesma palavra repetidamente.
Logo no início da criação e utilização do Google, na década de 1990, os resultados das pesquisas eram dados de acordo com a palavra-chave exata utilizada no texto e a quantidade de vezes que ela era mencionada.
Naquela época, os mecanismos de busca não conseguiam analisar semanticamente o que você colocava em seus textos. Ou seja, eles não entendiam que palavras do mesmo campo semântico falavam de um assunto só.
A análise para colocar textos como primeiros colocados no Google era feita apenas pela sintaxe. Isso quer dizer que os textos que repetiam a palavra-chave várias vezes eram mostrados no topo da primeira página dos mecanismos de busca.
Percebendo essa falha, os donos de sites e blogs que estudavam técnicas de SEO começaram a escrever o mesmo termo repetidamente ao longo do texto. Isso fazia com que os textos com a mesma palavra-chave repetida várias vezes ficassem bem colocados como resultados de pesquisas.
Então, os mecanismos de busca perceberam que era necessário evitar que as melhores posições fossem ocupadas por textos repetitivos.
Por isso, ao longo dos anos, os algoritmos que calculam o percentual de vezes que uma palavra aparece no texto foram aprimorados.
Por volta de 2007, já não era mais levado em conta a quantidade de palavras-chave repetidas para ranquear bem o texto. O importante era e continua sendo a relevância do assunto e palavras no texto relacionadas ao conteúdo abordado.
Algumas das atualizações do algoritmo são Panda, Penguim e Humming bird. Elas são responsáveis por relacionar o título ao restante do texto.
Vamos dar um outro exemplo para ficar mais claro:
Se você escreve em seu blog sobre Como fazer uma festa de aniversário, os algoritmos procuram por sinônimos e palavras do mesmo campo semântico, como balões, salão de festa e decoração.
Usando termos semelhantes e da mesma área semântica é possível evitar o keyword stuffing (repetição desnecessária de palavras que é penalizada pelos motores de busca). Os robôs de busca identificam textos que usam muito a mesma palavra-chave e eles são penalizados não aparecendo mais como primeiros colocados no Google.
Desde então, os mecanismos de busca tentam entender a intenção de quem pesquisa cada assunto. Com isso, os resultados mostrados são os mais úteis e relacionados à palavra-chave e que realmente respondem às dúvidas dos usuários.
Então, os textos mais valorizados e com maiores chances de aparecerem nos primeiros resultados das buscas são aqueles que permitem uma boa experiência ao usuário.
Por isso o conteúdo é muito importante. Ao escrever no seu blog, seus textos precisam ser educativos e úteis para os usuários.
Além disso, repetir faz com que o texto fique cansativo. Os leitores podem deixar de ler até o final por causa disso.
Essa dica pode parecer fácil, mas ter boas ideias é mais do que apenas pensar em assuntos que você já conhece.
Escrever no seu blog é uma maneira de educar os leitores. Por isso, você precisa de conteúdos relevantes.
É claro que, sempre que você pensar em um assunto, é importante anotar sua ideia. Mas depois disso, você precisa analisar se aquilo pode ser útil para o blog e, principalmente, para sua audiência.
Então:
Lembra da nossa dica número 1?
Ela também é muito importante aqui, porque só depois de entender quem é sua persona é que você conseguirá saber o que eles procuram e poderá, assim, ter ideias de textos que possam ajudá-los.
Nem sempre é fácil entender tudo que uma pessoa quer dizer conversando com ela pessoalmente, imagina então apenas lendo o que está escrito?
Quando a escrita é muito rebuscada e principalmente se o assunto abordado no texto não é dominado pelo leitor, a compreensão do não é completa ou, pior do que isso, pode ser que a pessoa entenda algo completamente contrário do que você gostaria de dizer.
Palavras de difícil entendimento, pouco utilizadas e que não estão de acordo com o vocabulário da sua persona não são recomendáveis.
Seu post tem como objetivo solucionar possíveis problemas dos leitores do blog. Então, seja claro e apresente as informações de uma maneira fácil para elas serem consumidas.
Tente ser o mais didático possível, como se você estivesse ensinando algo completamente novo para alguém.
Mesmo que seu leitor esteja em um estágio mais avançado e já conheça mais sobre o tema que você aborda em seu blog, com certeza será muito mais prazeroso para ele ler um texto que seja simples de entender.
Lembre-se sempre que o blog é uma maneira de você construir sua autoridade em um determinado assunto. Então, para ser visto como uma referência em sua área de atuação é necessário que as pessoas entendam o que você está falando.
O título é o primeiro contato do leitor com o seu post. Ele guia o conteúdo e é o que atrai visitas ao seu site, principalmente se estiver concorrendo com outros conteúdos na primeira página dos motores de busca, como o Google.
Por isso, o título precisa ser bem adequado ao tema. É nele que você fará um resumo de todo o conteúdo desenvolvido no texto.
Um ótimo título precisa:
Além disso, você pode:
Não se esqueça: o título é o que faz as pessoas lerem o seu texto até o final para chegar à sua promessa. Por isso, desenvolva seu conteúdo pensando nisso.
O canal de comunicação entre você e o leitor é a internet. Então, você precisa pensar em textos que funcionam aqui.
Geralmente, as pessoas procuram leituras rápidas e dinâmicas. Por isso, é importante que você construa parágrafos e frases pequenas.
Escrever no seu blog é diferente de redações para a escola. Você não precisa fazer um artigo ou um texto para passar no vestibular.
As regras gramaticais ainda são importantes, mas o formato do texto é diferente.
Acalme seu coração, respire fundo e pense se o seu post é mesmo ideal para um blog.
E acredite: fazer parágrafos curtos faz com que as pessoas leiam com muito mais prazer e agilidade.
Você pode também usar alguns artifícios como:
Esses pontos ajudam a melhorar a escaneabilidade do seu texto. Isso quer dizer que o leitor olhará o post e entenderá o assunto de uma só vez, mesmo sem ter lido o conteúdo todo, e poderá, assim, decidir se seu post é relevante para ele.
Mas não pense que fazer frases menores significa escrever menos.
Você precisa fazer um material completo e mostrar tudo o que sabe a respeito do assunto. Ter um conteúdo que responda todas as questões que o seu título propõe é um fator muito positivo.
Dependendo do seu segmento de mercado, é provável que já existam conteúdos a respeito dos mesmos assuntos que você deseja abordar.
Não fique apavorado!
Pesquise sua palavra-chave no Google (em uma aba anônima) e investigue os três primeiros colocados para aquele termo.
O seu objetivo agora é escrever no seu blog um texto mais completo e interessante do que seus concorrentes.
Mas tome cuidado para não copiar o que seus concorrentes já fizeram. Você precisa entender o que eles ainda não abordaram para criar um texto ainda mais completo do que os que já estão em outros blogs.
Elementos interativos geram uma boa experiência para a sua persona e ajudam a educá-la mais.
Por isso, acrescente imagens, vídeos e infográficos. Quando necessário, insira também hiperlinks em seu texto para outros posts de seu blog e, por que não, sites e blogs externos.
A intenção é que o leitor tenha o mais rico acervo de informações a respeito do tópico abordado.
Depois de ter feito toda a parte de pesquisa, desde entender sua persona até os assuntos sobre os quais ela quer mais informações, e ter finalmente escrito seu texto, é hora de fazer a revisão.
É sempre importante reler tudo o que você escreveu para ter certeza de que não esqueceu de nada.
Além disso, é com essa revisão que você consegue perceber alguns erros de digitação ou mesmo gramaticais que estão em seu texto.
Se você trabalha sozinho, sugerimos que dê um espaço de tempo entre o dia que você escreveu o texto e a revisão.
Assim, sua visão não estará acostumada com o que você já escreveu e será mais fácil de perceber pequenos desvios cometidos.
Agora, se você trabalha com outras pessoas, é sempre interessante pedir para que elas leiam seu texto e façam sugestões. Um novo olhar em seu conteúdo pode fazer com que você encontre assuntos que possam ser abordados de maneiras melhores.
Depois dessas 8 dicas, já é possível escrever no seu blog um conteúdo completo!
Então, agora é hora de promover seu material.
Divulgue o post nas suas redes sociais e mostre a razão para as pessoas lerem seu texto. Seja criativo e compartilhe o que você fez.
Tenha em mente que nem todas as pessoas leem posts pelo computador. Então, pense na experiência do usuário.
Antes de distribuir seu conteúdo, lembre-se de adaptá-lo para dispositivos diferentes. Isso estenderá o alcance do seu material.
Para isso, você precisa ter um site responsivo. Isso significa criar um blog que se encaixa automaticamente em qualquer tipo de dispositivo (computador, tablet, celular, etc.).
Esse tipo de site muda a disposição e a aparência dos elementos do seu texto de acordo com o tamanho de cada tela utilizada pelo leitor.
O WordPress é uma boa opção para criar um blog.
É possível encontrar layouts responsivos para WordPress já prontos para uso. E assim que finalizar a criação do blog, você pode fazer um teste de compatibilidade de dispositivos móveis que o próprio Google oferece.
Você já ouviu a expressão acima?
Ela diz respeito a uma descoberta particular que faz a pessoa se salvar em uma determinada situação.
Basicamente, é quando você muda de patamar, consegue sair na frente de pessoas que fazem a mesma coisa que você.
O pulo do gato para escrever no seu blog diz respeito aos seus conteúdos.
Quando for desenvolver suas ideias, você pode pensar em dois tipos de conteúdos: pontual e perene.
O que é... (O que é sindrome do tunel do carpo?| Tratamento em Fortaleza)
Como tratar... (Como tratar dor crônica no tendão | Ondas de Choque Fortaleza
Qual o objetivo de... (Qual o objetivo do Pilates | Gestantes em Fortaleza)
Tratamento para... (Tratamento para dor no ombro | Fisioterapia em Fortaleza)
Abaixo, alguns exemplos de sites internacionais. Você deve abrir o google tradutor e colar o link da pagina. OBS - Não se deve copiar e colar o texto sem passar por um filtro de português e de condutas de tratamento.
Exemplo de blogs de clínicas de fisioterapia parecidas com a nossa que fazem postagens regulares:
A dica chave é você colocar no tradutor a patologia que você quer escrever, o equipamento que você quer dar enfase e uma cidade qualquer dos EUA. Ex. Fisioterapia infantil blog para fraturas boston (Children's physiotherapy for fractures boston) ai, irá aprecer inúmeros posts com esse assunto. OBS - Copiar e traduzir o texto com suas palavras não é Plágio. É um texto original.